Oi, sejam Bem Vindos ao meu Blog!
Sigam por favor, e visite sempre quando puder.
Obrigado!!!


Ana Luíza

sábado, 24 de abril de 2010

Quantos estados tem o Brasil?

O Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal, que localiza-se dentro do estado de Goiás.

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Dianópolis é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 11º37'40" sul e a uma longitude 46º49'14" oeste, estando a uma altitude de 693 metros. Sua população informada pelo IBGE em 2007 é de 18.537 habitantes. Possui uma área de 3229,9 km².

O município é considerado como o mais alto do estado do Tocantins e o 3º mais alto de toda a Região Norte do Brasil, perdendo apenas para os municípios de Pacaraima e Uiramutã, que estão ambos localizados no estado de Roraima. Por causa deste fato, o município possui um clima relativamente frio para os parâmetros do Tocantins. Seu antigo nome era São José do Duro.

A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Duro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".

História do Tocantins
O Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites o Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste. Ocupa uma área de 277.620 km², pouco menor que o Equador, e ligeiramente maior que Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. Na bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrela Adhara (ε Canis Majoris).
As maiores cidades do estado são respectivamente: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Juntas, estas cinco cidades abrigavam em 2009 cerca de 36,5 % da população total do estado. O relevo apresenta chapadas ao centro, ao sul e ao leste, a Serra Geral a sudeste, a Serra Traíras (ou das Palmas) ao sul, e a planície do Araguaia, com a ilha do Bananal, nas regiões norte, oeste e sudoeste. São importantes o rio Tocantins, o rio Araguaia, o rio Javaés, o rio do Sono, o rio das Balsas e o rio Paranã.
A economia se baseia no comércio, na agricultura,na pecuária e em criações.